Inscrições abertas
Curso de Psicoterapia da Infância e da Adolescência
Ministramos desde 1978 o Curso de Psicoterapia da Infância e da Adolescência, de orientação psicanalítica, destinado a psicólogos(as) e médicos(as), pediatras e psiquiatras. O Curso cumpre mais de 1.900 horas de atividades teóricas e práticas, incluindo atendimento de pacientes no ambulatório multidisciplinar da Instituição.
Temos o intuito de aprofundar o conhecimento do desenvolvimento normal e patológico, desde as relações precoces pais-bebê, até a infância e adolescência. O estudo é complementado pela prática clínica em todas essas faixas etárias, oferecendo integração consistente e profunda da teoria com a prática.
No 1º ano, o estudo e a observação direta da relação pais-bebê fazem parte do currículo, integrados ao estudo do desenvolvimento precoce e da infância. O 2º ano concentra o estudo da teoria e da técnica da infância e no 3º ano, foca-se principalmente na adolescência. Todas as atividades clínicas realizadas pelos alunos são integralmente supervisionadas, seja individualmente ou em grupo. A aprovação dos alunos no Curso ocorre mediante a frequência mínima de 75% em cada um dos seminários e na atividade de supervisão.
A partir do ano de 2023, passamos a organizar a grade de seminários de uma forma mais dinâmica, oferecendo maior autonomia para o aluno. A grade de seminários do Curso passou a ser composta por seminários fixos e seminários flexíveis. Todos obrigatórios para a conclusão do Curso, porém, os seminários flexíveis poderão ser feitos de acordo com a disponibilidade de tempo e investimento financeiro do aluno. Desta forma, o Curso é concluído no prazo mínimo de 3 anos ou mais, dependendo da forma que o aluno constrói a sua grade de seminários.
Os coordenadores de seminários e supervisores são membros da nossa Instituição, havendo a possibilidade de convidados de fora para alguns seminários, oportunizando maiores trocas entre profissionais. Além disso, os alunos do Curso têm a oportunidade de fazer parte dos setores do CEAPIA, além de ter acesso às consultorias prestadas por nossos colegas. Também são estimulados a participar das reuniões clínicas, administrativas e de ensino, acessar nossa biblioteca e com isso inserir-se cada vez mais na Instituição. As Jornadas Interna e Externa realizadas anualmente compõem as atividades do Ensino.
Em 2024 começamos a contar com vagas afirmativas, contemplando profissionais negros, negras e indígenas.
A seleção para ingressar no Curso costuma ocorrer no segundo semestre, mas a Direção de Ensino se faz disponível ao longo do ano, e você pode ter acesso ao prazo final de inscrição em nossas redes sociais ou por e-mail.
Para maiores informações sobre o Curso de Psicoterapia da Infância e Adolescência, escreva para nós: ensino@ceapia.com.br
Curso de Técnica em Intervenções Precoces
Este Curso tem como objetivo aprofundar o estudo de diferentes autores e teorias relacionados à temática das interações precoces, do desenvolvimento infantil, da psicopatologia da perinatalidade e técnica neste âmbito, aborda-se desde o período pré-natal e a construção da parentalidade, até a instauração dos primeiros vínculos.
Tem como objetivo atender bebês e crianças com idade de 0-3 anos e seus pais; intervir precocemente nos distúrbios do vínculo pais-bebê, favorecendo o desenvolvimento psicoemocional da criança e a construção de uma relação saudável com os pais; investir na profilaxia, realizando um trabalho de prevenção em saúde mental e promover a sensibilização à observação como suporte de prevenção, diagnóstico e tratamento.
O Curso de Técnica em Intervenções Precoces é realizado no formato online, nas quartas-feiras à noite, das 18h30 às 21h e os seminários ocorrem semanalmente, tendo a duração de 1 hora e 10 minutos cada.
O Curso é dividido em 3 semestres, sendo que cada semestre é composto por dois seminários cada. Os dois primeiros semestres são compostos pelos seminários de Desenvolvimento Emocional Primitivo e Técnica em Intervenções Precoces. O último semestre do Curso é composto por dois seminários clínicos. No primeiro horário, ocorre o Seminário de Observação de bebês através de vídeos pré-selecionados e, no segundo, o Seminário Clínico de Técnica em Intervenções Precoces, o qual conta com a apresentação de casos clínicos atendidos pelo Setor de Atendimento Pais-Bebê do CEAPIA, através de vinhetas e sessões dialogadas.
O Curso é ministrado predominantemente por profissionais com Especialização na área da Psicologia ou Psiquiatria, com longa experiência clínica, sobretudo em perinatalidade. Poderão ser profissionais do CEAPIA ou de Instituições afins.
Cada aluno deverá realizar, ao longo do Curso, um atendimento em intervenção precoce (0 a 2 anos e 11 meses de idade) de 40h, o qual será realizado na sua clínica particular, salvo situação de o aluno já ser membro do CEAPIA, podendo então atender nesta Instituição. A supervisão poderá ser realizada no formato individual ou em dupla, visando o interesse de ampliar o aprendizado em conjunto com um colega. O horário e o custo serão divididos entre os participantes e a dupla deverá começar e seguir até ambos os colegas terminarem as horas requeridas.
Ao término do 3º semestre de Curso, como parte dos requisitos para conclusão do Curso de Técnica em Intervenções Precoces, o aluno produzirá um trabalho teórico-clínico que deverá ser entregue impresso, tanto para o coordenador do Curso quanto para o seu supervisor, com o objetivo de avaliação desta produção. Serão aprovados no Curso os alunos que obtiverem frequência mínima de 75% em cada um dos seminários e na atividade de supervisão.
A Direção de Ensino se faz disponível ao longo do ano para dúvidas, e você pode ter acesso ao prazo de inscrição em nossas redes sociais ou por e-mail.
Para maiores informações sobre o Curso de Técnicas em Intervenções Precoces, escreva para nós: ensino@ceapia.com.br