O Curso de Técnica em Intervenções Precoces (TIP) é direcionado para psicólogos e psiquiatras que tenham interesse de atuar na área e de aprofundar os conhecimentos teórico-clínicos neste âmbito. O TIP tem duração de um ano e meio, com seminários toda quarta-feira à noite, no formato online. Os dois primeiros semestres do curso são compostos pelos seminários de Técnica em Intervenções Precoce e de Desenvolvimento Emocional Primitivo. Já o terceiro semestre é composto por dois seminários práticos: Seminário Clínico de Intervenção Precoce e Seminário Clínico de Observação de bebês.
O estudo teórico-clínico ainda é complementado pela prática clínica supervisionada de 40 horas de supervisão (as quais podem ocorrer no formato individual ou em dupla) e pela elaboração de um trabalho teórico clínico ao final do terceiro semestre.
O seminário de Técnica em Intervenções Precoce engloba o estudo sobre a Técnica no atendimento do bebê e da criança pequena (0-3) com seus pais, discorrendo sobre as mais diversas patologias das interações precoces. Abordaremos o período pré-natal, a construção da parentalidade, incluindo a instauração e desenvolvimento dos primeiros vínculos. O programa engloba prevenção, diagnóstico e tratamento, tendo em vista a importância das interações precoces na primeira infância, determinantes de um desenvolvimento adequado da criança.
O seminário de Desenvolvimento Emocional Primitivo envolve um estudo teórico-clínico do desenvolvimento do bebê e da criança pequena (0-3), assim como das interações precoces pais-bebê. Aborda-se desde o período pré-natal e a construção da parentalidade, até a instauração dos primeiros vínculos. O desenvolvimento do bebê é pensado a partir das suas dimensões intersubjetiva, motora, cognitiva, social e comunicacional, todas elas interdependentes entre si. Além disso, estudam-se as condições favoráveis ao desenvolvimento harmonioso do bebê, com uma atenção a fatores potenciais de risco e de vulnerabilidade. O programa visa a uma sensibilização à observação como suporte de prevenção, diagnóstico e tratamento, tendo em vista a importância da prevenção e intervenção precoce na primeira infância.
No último semestre do curso, no Seminário Clínico de Técnica em Intervenções Precoce vão ser apresentados casos atendidos pelo Setor de Bebês do CEAPIA, a fim de viabilizar discussões técnicas e compreensões dinâmicas dos casos.
Já o Seminário Clínico de Observação de Bebês ocorrerá através de discussões a partir de gravações de observações de bebês, tendo como objetivo o treino para o olhar atento, cuidadoso e minucioso do desenvolvimento emocional primitivo, bem como do vínculo inicial pais-bebê.
Para maiores informações sobre o Curso de Técnica em Intervenções Precoce – TIP, escreva para nós: ensino@ceapia.com.br