O curso

O curso de psicoterapia do CEAPIA é exclusivamente da Infância e da Adolescência e tem duração de três anos. É destinado a psicólogos, psiquiatras e pediatras.
O vértice teórico-clinico que fundamenta o curso é o psicanalítico e os seminários teóricos são divididos em três eixos: Desenvolvimento normal e psicopatológico; Teoria da técnica psicoterápica; e Integração de autores e conceitos psicanalíticos.
O primeiro ano tem maior ênfase na psicodinâmica dos bebês, o segundo ano detém-se nas questões da Infância e o terceiro ano aborda predominantemente a temática adolescente.
Além dos seminários regulares de cada ano, existem as práticas curriculares: o atendimento no ambulatório da Instituição, a supervisão individual e em grupo e a observação de bebês. O CEAPIA também disponibiliza aos alunos e associados, diversos grupos de estudo.
Desde desde 1978, o CEAPIA forma psicoterapeutas da infância e a partir de 2021, o curso passou a ser oferecido também na modalidade Tele presencial. Assim, alunos residentes em locais distantes podem realizar as atividades concomitantemente aos alunos presenciais, através de tecnologia condizente à proposta.
Os seminários ocorrem nas segundas e terças feiras no turno da tarde, entre às 13h e às 17h.
As inscrições estão abertas ao longo do ano e o processo seletivo é composto de 2 ou 3 entrevistas individuais, carta motivacional e currículo. O Ano letivo sempre inicia em Março e as turmas são anuais.
Para maiores esclarecimentos, envie um e-mail para: ensino@ceapia.com.br